terça-feira, 3 de março de 2009

Sorria, você esta sendo desmoralizado =)




A música me conquistou por inteiro, e agora a ouço repetidamente. Porém, não vou me basear nela para escrever, vou utilizá-la como "música de fundo".

As aulas voltaram e não mudou muita coisa, tudo ainda esta muito fraco , muito recente. Posso adiantar que me senti muito bem por voltar a velha rotina e também por voltar a estudar, já estava mais do que na hora de sair de casa em busca de algo diferente ( ou pelo menos novo ). Parece que agora tudo esta mais tranquilo ou pelo menos estão fingindo melhor. Talvez seja a distância que revigorou a tolerância, talvez não tenha explicação alguma.

Parece que, neste último ano de 2008 eu me tornei mais intolerante quando o assunto é preconceito e racismo. Não consigo ver naturalidade ou qualquer valor positivo em piadas racistas ou homofóbicas, nem nos termos que são usados para definir as pessoas. Sejam eles termos diretos ou indiretos eu simplesmente não consigo mais ouvi-los sem sentir um forte desgosto. Parece algo ingênuo , mas são de pequenos atos que se alimenta o racismo absurdo num país composto originalmente por índios e posteriormente por negros. Mas quando me refiro ao racismo também tenho que incluir a xenofobia, chineses, japoneses, bolivianos, enfim ... o respeito no mínimo teria que ser universal. No mínimo. Quanto aos atos homofóbicos, só lamento por ainda conseguirem chamar de piada, um pequeno texto que desmoraliza e trata como criatura desprovida de amor próprio pessoas que na verdade são tão comuns quanto qualquer um . Gente, pode parecer radicalismo, extremismo, enfim , mas se um dia eu tiver uma filha , e ela for lésbica eu concerteza não vou gostar que meus amigos cheguem dentro da minha casa e comecem a falar palavras como " sapatão ", em "mulher macho" com um tom de desprezo ou aversão. Quem dirá contarem piadas estúpidas sobre lésbicas. Da mesma forma seria se minha esposa fosse negra e no metrô eu visse dois jovens contando piadas racistas. Pode parecer algo incrível, mas o mundo não esta aqui só para nós e nosso circulo de amizades. Existem pessoas que você não sabe o nome ou a origem e que, no entanto, também tem uma familia, uma opção sexual, o direito de ser e viver .

Rir é muito bom , quando não é nas custas da desmoralização de outras pessoas ou povos. E não é difícil ter uma postura correta nestes momentos. Só existem pessoas contando tais piadas, porque ainda existem pessoas rindo destas.

Ao invés de comprar um "livrinho de piadas", compra um jornal , ou um livro que tenha algum conteúdo válido para o meio social. Não é ser chato, é simplesmente ser alguém que também merece respeito !

Nenhum comentário: